terroristadub

Tuesday, October 10, 2006

youtube vendido

O Google, líder de buscas na internet, anunciou nesta segunda-feira a compra do YouTube, o site de vídeo mais popular da rede, por US$ 1,65 bilhão em ações. Segundo analistas, a compra garante ao Google uma posição privilegiada no mercado nascente de anúncios de vídeo pela internet, onde ele tinha uma participação pequena comparada ao Yahoo! e a novos concorrentes.
Por causa disse, as ações do Google subiram 2% na bolsa eletrônica Nasdaq, fechando a US$ 429, preço que não alcançava desde o fim de abril. A aquisição foi anunciada logo depois do fechamento da bolsa. Na sexta, os papéis já haviam subido 2%, depois que saíram notícias sobre a possível compra do YouTube pelo Google. Nos últimos dois dias, o Google ganhou quase US$ 4 bilhões em capitalização de mercado. Mais que o dobro do que a empresa ofereceu pelo YouTube.
Criado em fevereiro de 2005, o YouTube tornou-se extremamente popular desde novembro, ao permitir que os usuários compartilhassem vídeos feitos em casa ou tirados da televisão. Durante todo o ano houve especulações sobre a compra do YouTube. Os candidatos incluíam a Microsoft, o Yahoo, a News Corp. e a Viacom (dona da MTV). "Financeiramente, o Google está sentado em uma pilha de US$ 10 bilhões em dinheiro, e o preço ficou dentro da expectativa", afirmou Steve Neimeth, gerente de investimentos da AIG SunAmerica Asset Management.
O YouTube exibe cerca de 100 milhões de vídeos diariamente, e tem chamado atenção de grandes companhias de comunicação, por causa de material com direitos autorais que aparecem em suas páginas sem permissão. Juntamente com o anúncio da compra do site, a Universal Music e a Sony BMG assinaram um acordo de distribuição com o Google. O mesmo havia sido feito pela Warner Music no mês passado, o que reduz a possibilidade de ações na Justiça.
Em agosto, a audiência do YouTube chegou a 72,1 milhões, comparada a 2,8 milhões no mesmo mês de 2005, segundo a comScore Media Metrix. Com o Google, o YouTube pode finalmente encontrar um modelo de negócios. Mês passado, a Economist citou um concorrente que calculava perdas mensais de US$ 500 mil para o YouTube, que, sem fonte de receita, precisa gastar bastante em comunicação e armazenamento de dados.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home